O Colégio Notre Dame de Lourdes realiza, de 28 a 30 de janeiro, o seminário "Estudo e Ampliação da Consciência Moral, Física e Intelectual da prática ao olhar de Emilie de Villeneuve" destinado aos professores da instituição.
Na programação, palestras de renomados profissionais: Nílson José Machado, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); Telma Pantano, Pós doutora em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; e Regina Giannetti Dias Pereira, Coach com certificação internacional pelo Integrated Coaching Institute e jornalista formada pela Universidade de São Paulo.
Durante três dias o corpo docente do Colégio Notre Dame terá a oportunidade de ouvir e debater sobre temas diversos e que tem como os preceitos de Emilie Villeneuve e que busca uma educação transformadora por meio da qual os alunos possam ampliar o conhecimento sobre ele mesmo, sobre o seu semelhante, sobre o mundo e sobre o transcendente.
E priorizando, assim, uma formação ampla, construída através do diálogo e da reflexão constantes, que contemple o belo e o sensível e não somente a mera formalização do saber.
História - A Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, também conhecidas como Irmãs Azuis, nasceu na França tendo como fundadora Emilie de Villeneuve. Com o espírito missionário, as Irmãs Azuis se espalharam pelo mundo para servir os pobres.
Assim, chegaram a Cuiabá em 26 de outubro de 1904, após uma viagem de 61 dias a bordo do barco Etrúria. Eram seis Irmãs Azuis dispostas a evangelizar e vivenciar o carisma de Emilie e o seu único ideal, "Deus Só".
Em 1922, por força das circunstâncias da época, as religiosas saíram de Cuiabá retornando a Europa, deixando para trás o trabalho iniciado em um grande vazio, sensação de perda e saudade por parte daqueles que as conheceram, porém, 49 anos depois da partida das Irmãs Azuis, elas retornam para trabalhar na construção do Reino de Deus e aqui estão até hoje.
Cuiabá reabriu as portas para as Irmãs que chegaram no dia 11 de fevereiro de 1971, na Paróquia São João Bosco, bairro Cidade Alta. Entre as atividades missionárias está a educação voltada para o compromisso com os pobres e a formação de aluno numa visão holística, "lúcida, ousada e crítica" como desejava Emilie.
O Colégio Notre Dame de Lourdes fundado pelas Irmãs da Congregação da Imaculada Conceição, conta com 37 anos de experiência e ensino da qualidade, e uma equipe de profissionais da educação comprometidos com uma aprendizagem centrada nos valores evangélicos de educação para a vida.
Serviço – O Colégio Notre Dame de Lourdes está localizado na Avenida Jornalista Alves de Oliveira, nº 463 – Bairro Cidade Alta – Cuiabá-MT.
Professor da USP faz palestra sobre fragmentação do ensino em Cuiabá
O aumento do número de disciplinas nas escolas verificado nos últimos tempos tem levando o aluno a perda dos sentidos e a focar apenas na necessidade de ser aprovado no vestibular. Esse novo modelo, chamado de “fragmentação” do ensino, foi tema de palestra no Colégio Notre Dame de Lourdes nesta quinta-feira (29) proferida pelo professor Nilson José Machado, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
“A fragmentação do conhecimento tem sido a regra. A multiplicidade de disciplinas explode ao final do ensino médio, ocupando as mentes adolescentes. Plenas de vida em sentido pleno, elas buscam significado para as ações que projetam, mas ele não se revela nos cacos de um vaso despedaçado cuja integridade não se conheceu”, analisa o professor, lamentando que os valores fundamentais para a estruturação da vida tenham perdido o sentido.
Essa multiplicação das disciplinas, segundo Nilson Machado, conduz a uma fragmentação nos conteúdos já no ensino médio e posteriormente nas universidades.
“Há dois tipos de fragmentação disciplinar. A primeira decorre de um esgarçamento nas relações entre os temas, em razão de certo corporativismo disciplinar. Trata-se de um fenômeno horizontal e o discurso da interdisciplinaridade, ou do estreitamento de tais relações, visa a sua inibição”, conta o professor.
Outro tipo de fragmentação que para ele merece atenção, é quando em sintonia com a especialização crescente, intradisciplinas têm sido criadas no interior de disciplinas, numa espécie de fragmentação vertical.
“Antes o estudante fazia vestibular para engenharia civil. Hoje há uma dezena de cursos de engenharias, e isso se chama fragmentação”, observa o professor, que durante a palestra explicou aos professores do Notre Dame como preparar o aluno para escolher melhor qual caminho a seguir, já que essa fragmentação acaba deixando o jovem em dúvida e confuso.
Curriculum - Nílson José Machado - Leciona na Universidade de São Paulo desde 1972, inicialmente no Instituto de Matemática e Estatística, e posteriormente, a partir de 1984, na Faculdade de Educação. É graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1989) e Livre-Docente na área de Epistemologia e Didática, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1994).
No biênio 1993-1994, foi Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, no Programa Educação para a Cidadania. Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, tendo chefiado o Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada ao longo de quatro mandatos.
Suas principais publicações estão nas interfaces entre a Matemática e a Linguagem, entre a Epistemologia e a Didática, e entre a Ética e a Educação. Publicou ainda cerca de duas dezenas de livros para crianças a partir de 5 anos. Publica semanalmente microensaios em seu site pessoalwww.nilsonjosemachado.net.
Neurociência na educação é tema de palestra no Colégio Notre Dame de Loudes
Muitas pessoas crescem com maior disposição para aprender, porém outras precisam exercitar a memória. Este assunto, a neurociência, foi tema de palestra no Colégio Norte Dame de Lourdes nesta sexta-feira (30), proferida pela pós doutorada na área de psiquiatria Telma Pantano, e que também é fonoaudióloga e psicopedagoga. A palestra fez parte da Semana Pedagógica da instituição.
Segundo a especialista, as informações com poucas conexões e armazenadas em poucos lugares são logo descartadas pelo cérebro.
“Muito embora algumas pessoas possam nascer com maior predisposição para aprender e desenvolver determinados tipos de saber, a lição que a neurociência ensina acerca da memória é que ela se educa com a prática”, observou.
Ou seja, é preciso usá-la e desenvolvê-la, porque ela é fundamental ao raciocínio, que depende das informações guardadas no cérebro e das associações feitas com elas.
Ainda de acordo com Telma Pantano, o cérebro precisa de motivos para desenvolver conexões e associações com as informações que recebe. Por isso, a motivação é ferramenta indispensável ao aprendizado.
“Boa parte das crianças que chegam ao meu consultório com problemas de aprendizagem não sabe sequer por que tem que aprender a ler e escrever. Para eu conseguir que aprendam, tenho que dar a elas motivos convincentes, ou seja, criar motivação. Só consigo isso se dou à aprendizagem significados que façam algum sentido a elas”, completou.
Curriculum – Telma Pantana possui graduação em Curso de Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1997), especialista em Linguagem pelo CRFA, Especialista em Psicopedagogia pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2005).
Também é Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona - Espanha, Pós doutora em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
É Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professora e coordenadora dos cursos de neurociências e neuroeducação pelo CEFAC-SP.
Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em cognição, linguagem e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, aprendizagem, cognição, transtornos afetivos, esquizofrenia e psiquiatria.
Especialista orienta professores a dominarem a atenção
No mundo agitado e altamente dinâmico, no qual tudo concorre para atrair a atenção e perturbar a paz, estar presente é uma atitude que demanda esforço e exercício diário em qualquer situação ou local. E também no ambiente escolar.
Por isso a coach Regina Giannetti Dias Pereira, com certificação internacional pelo Integrated Coaching Institute, conduziu palestras durante toda esta quarta-feira (28) no Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá, a todo corpo docente da instituição, ação que faz parte da semana pedagógica que antecede o início do ano letivo de 2015 e segue com atividades até sexta-feira (30).
Regina Giannettti atua como coach executiva, ajudando pessoas a desenvolver competências comportamentais para a realização de suas metas profissionais. É também instrutora de cursos corporativos, com foco em comunicação, liderança e inteligência emocional.
Ela explica que trabalha com o sistema mind fulness (atenção plena), que já vem sendo utilizado por grandes empresas internacionais e aos poucos começa a ser utilizado no Brasil com instrumento para melhorar a produtividade e melhorar as condições de vida do profissional.
“Os benefícios dessa prática vão muito além do domínio da divagação e da atenção porque incluem o gerenciamento do stress, a ampliação da percepção, clareza mental, o desenvolvimento do autocontrole emocional, resiliência e empatia, entre outros”, explica Gianetti.
Foi pensando nisso que a direção do Notre Dame de Lourdes trouxe a coach para palestrar na semana pedagógica que prossegue nesta quinta (29) com palestras de Nilson José de Machado, da Faculdade de educação da Universidade de São Paulo (USP) e sexta (30) com palestras de Telma Pantano, Pós doutora em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Definições dos cookies. Ao clicar em ciente, você consente com a utilização de cookies. Para saber o que são cookies e sobre a politica de proteção de dados do site, clique aqui