A Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, também conhecidas como Irmãs Azuis, nasceu na França tendo como fundadora Emilie de Villeneuve.
Com o espírito missionário, as Irmãs Azuis se espalham, pelo mundo para servir os pobres.
"Irão onde Deus as Chamar". Emilie de Villeneuve.
Assim, chegaram a Cuiabá em 26 de outubro de 1904, após uma viagem de 61 dias a bordo do barco ETRÚRIA. Eram seis Irmãs Azuis dispostas a evangelizar e vivenciar o carisma de Emilie e o seu único ideal, "Deus Só".
As irmãs viveram suas vocações com uma fidelidade concreta ao carisma, buscando servir os menos favorecidos, com uma forte experiência de amar a Deus e ao próximo.
Em 1922, por força das circunstâncias da época, as religiosas saíram de Cuiabá retornando a Europa, deixando para trás o trabalho iniciado em um grande vazio, sensação de perda e saudade por parte daqueles que as conheceram, porém, 49 anos depois da partida das Irmãs Azuis, elas retornam para trabalhar na construção do Reino de Deus e aqui estão até hoje.
Cuiabá reabre as portas para as Irmãs que chegam a 11 de fevereiro de 1971, na Paróquia São João Bosco, bairro Cidade Alta. Entre as atividades missionárias está a educação voltada para o compromisso com os pobres e a formação de aluno numa visão holística, "lúcida, ousada e crítica" como desejava Emilie.
O Colégio Notre Dame de Lourdes fundado pelas Irmãs da Congregação da Imaculada Conceição, conta com 53 anos de experiência e ensino da qualidade, e uma equipe de profissionais da educação comprometidos com uma aprendizagem centrada nos valores evangélicos de educação para a vida.
Em parceria colégio/família construímos uma educação que faz a diferença.