Desenvolvemos atividades cooperativas com grupos, times, ou equipes, objetivando trabalhar o respeito às diferenças, a troca de informações, a valorização de idéia do outro, a cooperação, a convivência, a habilidade de emitir opiniões, etc. Por meio dessas atividades, o nosso aluno ressignifica os seus conceitos, aprende a se conhecer, a conhecer e respeitar o outro.
Trabalhamos com atividades de desenvolvimento integral do ser: corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade social e pessoal para decidir, assumir responsabilidades pessoais e agir com autonomia e discernimento nas diferentes situações da vida. Este é o nosso desafio: permitir que os alunos sejam sujeitos de sua história, a partir de escolhas conscientes.
PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM A NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA A formação Conceitual - A base conceitual é formada numa ampliação progressiva dos conhecimentos. Por isso, o conteúdo apresenta-se de maneira que se encadeiam para favorecer a exploração, a investigação e a discussão sobre as descobertas e suas dimensões. Através de revisões, atividades fixadoras e sistematizações voltadas para a ciência, o aluno tem a possibilidade de ampliar conceitos, revisando aplicações e ressignificação do conhecimento apreendido.
Aluno como ponto de partida - muito antes de receber a educação formal, os alunos constroem idéias e opiniões sobre o mundo. Identificamos os conhecimentos anteriores do aluno a cada nova situação de aprendizagem, selecionamos situações que promovam as mudanças necessárias em cada nível do seu desenvolvimento, orientamos a interlocução, estimulamos a troca, subsidiamos, com informações e fatos, o aprofundamento e a ampliação dos conceitos que vão sendo construídos pelos alunos.
Promover mudanças conceituais efetivas implica em não desconsiderar as idéias dos alunos.
Valores e atitudes de temáticas e situações relacionadas à formação pessoal e à educação para cidadania integram toda a educação básica. São eles: Cidadania - ética - saúde - meio ambiente - trabalho e consumo - diversidade cultural e tecnologia.
I-Relação entre os conteúdos;
II - Contextualização;
III-Mediação do Conhecimento;
IV-Diversidade da Linguagem;
PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM A NOSSA PRÁTICA SE INTERLIGAM, MANTÉM CONEXÃO SIGNIFICATIVA