Notre Dame presente em palestra sobre a experiência educacional de Reggio Emília

09 de Novembro 2019

O Colégio Notre Dame de Lourdes está participando neste sábado (09/11) da palestra “A Cultura do Ateliê e a experiência educacional de Reggio Emília”, que acontece no Auditório da Escola Concept, em São Paulo (SP).

A palestra tem como propósito apresentar o conceito de ateliê, cultura, como espaço e como possibilidade técnica e expressiva, presente em tantas creches quanto nas escolas da infância de Reggio Emilia - Itália.

Representantes de los Nidos y escuelas de la comuna de Reggio Emilia, compartilharão projetos e experiências vivenciadas em seus contextos educacionais.

Estão no evento a diretora do Notre Dame, Irmã Marluce Almeida, a diretora do Berçário Les Enfants D’Emilie de Villeneuve, Valéria Merij Mário, a coordenadora da Educação Infantil, Rógena Bucair Nogueira.

A abordagem educacional de Reggio Emilia destaca-se, em primeiro lugar, por inovadora desde sua origem, quando, no pós-guerra, a primeira escola foi construída em condições econômicas e sociais era incerto, nascia ali um sonho de melhorar a vida das famílias e, sobretudo das crianças. Construída com a força e a união da comunidade. Não deixou de ser inovadora, e porque não dizer inspiradora e que estimula e entusiasma projetos pelo mundo a fora.

Em segundo, pela quebra de paradigmas tradicionais de educação, já que compreensão é contrária a relação tradicionalista entre o detentor do saber e o recebedor, professor e aluno. Em tal projeto educacional propõe-se que o professor aprenda enquanto ensina, compreendendo a lógica de aprendizagem da criança por meio da escuta – que é o ponto central do trabalho pedagógico.

A escola em Reggio Emilia está em contínua mudança porque o projeto de educação que propõe se baseia no relacionamento e na participação (rede de comunicação entre crianças, professores e pais), e, consequentemente, seu trabalho é reflexivo, repensa-se e reconstrói-se constantemente.

A respeito do protagonismo infantil, para que a criança se torne protagonista do seu conhecimento é preciso que esteja em um ambiente social, em intercâmbio com outras crianças e adultos, participando de práticas sociais historicamente construídos, internalizando experiências vividas que lhe propiciam dominar conceitos, valores e formas de comportamento.

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Definições dos cookies. Ao clicar em ciente, você consente com a utilização de cookies. Para saber o que são cookies e sobre a politica de proteção de dados do site, clique aqui