Importância do vínculo entre professor e aluno

01 de Fevereiro 2016

A mestre em Psicologia Educacional pela Unicamp, Flávia Maria Vivaldi, palestrou nesta sexta-feira (29) aos professores da educação infantil e do ensino médio do Colégio Notre Dame de Lourdes para explicar a relação do vínculo entre professor e aluno com a gestão nas salas de aula.

Aprofundado pela psicologia, o tema propõe uma abordagem diferenciada na linguagem utilizada pelos educadores como forma de criação de vínculo de respeito e admiração entre educador e discente. Flávia, que possui grande experiência na área, levou sua experiência de abordagem para a palestra.

“A palavra é metade de quem pronuncia e metade de quem a recebe. Por isso, nas salas de aula, nós precisamos ter um cuidado muito grande na fala utilizada, porque a maneira como nos comunicamos com os alunos auxilia muito no desenvolvimento moral dele”, considerou.

Atualmente atuando como coordenadora pedagógica da Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, Vivaldi, possui especialização também na temática Relações Interpessoais e Desenvolvimento da Autonomia na Escola. Essa abordagem também foi apresentada aos professores.

A intenção, de acordo com a educadora, é auxiliar na quebra da tensão na relação entre professor e aluno para viabilização da criação de um ambiente favorável e que permita o maior aproveitamento possível dos conteúdos. O resultado, analisa, é a formação de um aluno consciente sobre o mundo.

“A gente só muda a sociedade pela educação, mas qual educação é essa que estamos falando? Nós temos que começar a trabalhar um modo de educar nossos alunos não só para matemática, ciências, mas para o mundo social. A escola não pode só colocar o aluno na faculdade e pronto”, disse.

Elza Maria Corrêa, professora da educação infantil, disse considerar valiosas as formulações apresentadas por Flávia Vivaldi, porque mostram que há caminhos mais fáceis no trabalho do relacionamento entre docente/discente e que influenciam na formação pessoal dos estudantes.

“Na palestra nós conseguimos ver que a forma como abordamos os alunos pode desencadear toda uma reação em cadeia que pode ser positiva ou negativa. Então, foi muito bom ter essa oportunidade de ouvir sobre isso, porque nós sabemos agora como lidar com situações adversas”, ressaltou.

Encontro de linguagens

O professor doutor da Faculdade de Educação da USP, Émerson Di Pietri, também realizou palestra nesta sexta no Colégio Notre Dame de Lourdes. Voltado para professores do Ensino Fundamental e Médio, o tema “Encontrode Linguagens”, foi abordado para refletir a Linguística Aplicada de uma forma diferenciada.

“Nós abordamos nessa palestra a forma de como unir conhecimentos gramaticais para que o aluno tenha consciência do conhecimento que ele tem e como usar isso a seu favor nos conteúdos. É uma forma de instruir professores para eles terem essa abordagem que pode fazer toda a diferença no desenvolvimento das atividades”, finalizou.

Palestras

Durante esta semana, o Colégio Notre Dame de Lourdes trouxe para o corpo docente uma série de palestras para contribuir para a reflexão do ensino. Todas elas fazem parte da programação especial do ciclo de Educação Continuada, oferecida duas vezes ao ano para os professores e coordenadores da instituição.

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Definições dos cookies. Ao clicar em ciente, você consente com a utilização de cookies. Para saber o que são cookies e sobre a politica de proteção de dados do site, clique aqui