Professores do Colégio Notre Dame de Lourdes levam para a sala de aula conteúdo totalmente focado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E o destaque de hoje é para as disciplinas de Gramática e Literatura.
Professor de Literatura do 9º ano e 1º ano e de Gramática e Literatura do 2º e 3º anos, Victor Marques de Araújo conta que os alunos do Notre Dame já estão imersos na realidade do objetivo final que é ter sucesso no Enem.
“Trabalhamos de forma bem intertextual, abordando sempre as questões relacionando-as com o conteúdo por meio de textos, mas também relacionando com outras disciplinas, principalmente com a de Interpretação de Texto. E toda abordagem é feita com base nas questões, no jeito de discutir e observar com mais preciosismo como o Enem cobra do aluno”, explica o professor.
O professor conta que recebe um feedback muito bom dos alunos porque eles sabem que é preciso entender e não decorar a matéria. “Não adianta decorar datas, porque o Enem não pede datas. O Enem espera que o aluno tenha competência linguística para diferenciar alguns textos em diferentes estilos de épocas e de escolas literárias. Então, ele precisa entender o fenômeno literário de acordo com cada escola”, acrescenta.
No início do ano o Notre Dame fez o concurso de poesias. “E a partir dali já começamos a despertar nos alunos o gosto pela leitura. Para nossa surpresa a grande vencedora foi uma aluna do 9º Ano”, ressalta.
Victor Marques relata, ainda, que é impossível dar aula de Literatura e Gramática sem fazer relação intertextual com alguma obra. “Às vezes eu termino a aula falando sobre uma obra e eles já ficam instigados a ler o livro. Indico também algumas adaptações para TV, para o cinema, que podem despertar maior interesse em alguns”.
O professor também está atento ao que interessa bastante aos alunos que é como eles poderão usar o conteúdo fora da sala de aula, em como isso será funcional para ele.
“Aí eu trago exemplos do Watssapp, do Facebook, de erros que encontramos e que os alunos e outras pessoas cometem, tudo isso a fim de incrementar o ensino da Gramática. Eu sempre trago exemplos do cotidiano e mostro que escrever errado nas redes sociais e ter esse texto compartilhado fica muito ruim”, complementa o professor.
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Definições dos cookies. Ao clicar em ciente, você consente com a utilização de cookies. Para saber o que são cookies e sobre a politica de proteção de dados do site, clique aqui