O Colégio Notre Dame de Lourdes realizou nesta terça-feira (24.08) o Fórum Estudantil sobre o Pacto Educativo Global por meio do canal Rede Azul Cuiabá no YouTube. O evento é uma das etapas do processo e protagonismo da comunidade escolar frente às ponderações feitas pelo Papa Francisco no documento por ele enviado a escolas de todo mundo em 2020 e que propõe uma reflexão sobre políticas educacionais e institucionais.
O Pacto Educativo Global é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade.
No dia 15 de outubro do ano passado o Pacto foi lançado no Vaticano e, desde então, todo o globo tem se mobilizado para discutir, mobilizar e tornar o pacto algo concreto em nossas políticas educacionais e institucionais.
Em Cuiabá (MT), o Colégio Notre Dame de Loudes já está colocando em prática o seu calendário de discussões sobre o Pacto Educativo Global, sob a coordenação dos professores Dilsane Demogalski, coordenadora do 9º Ano ao Ensino Médio; Daniel Ferreira, coordenador da Pastoral; e Márcia Fonseca, coordenadora no Ensino Fundamental.
O Fórum realizado esta semana marcou o início oficial das atividades. Na abertura, a Irmã Marluce Almeida, diretora do Notre Dame, externou o desejo de ver os alunos construindo um diálogo sobre o Pacto Educativo Global, sempre livres para se expressarem numa ação reflexiva e de cooperação mútua.
“Que todos possam pensar através do protagonismo corresponsável, o que vai permitir visualizarem um horizonte necessário e possível dentro do que o Papa Francisco propõe no Pacto. Desejamos que três palavras possam acompanha-los nesta missão: analisar sonhar e propor ações viáveis”, ponderou a diretora.
Durante o Fórum, os alunos fizeram reflexões sobre vários temas que englobam o Pacto e, ao final, apresentaram propostas de intervenções que possam contribuir para novos rumos na educação.
Um dos temas colocados em pauta foi o cyberbullyng, que é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Foi destacada a importância da internet na disseminação de informações, mas também o lado negativo, como é o caso do cyberbulling. Os alunos do grupo propuseram, como intervenção, a abordagem mais frequente do tema na escola, oferta de palestras e rodas de conversa com psicólogos.
Já os alunos do grupo Ética e Diversidade reconheceram questões como saúde mental, a socialização e a vulnerabilidade das amizades e relações sociais com o advento da pandemia, e também destacaram a questão do preconceito e dificuldade de aprendizado por conta do distanciamento social.
O grupo propôs, entre outros, o desenvolvimento de trabalhos e projetos a exemplo do Projeto Ativo, cujo objetivo é de proporcionar maior interação entre os alunos por meio de reuniões semanais, durante os quais os alunos poderão propor temas e compartilhar experiências, além de colocar em prática projetos sociais que não apenas aqueles que propõem praticar o conhecimento adquirido em sala de aula, mas que possam mudar a de pessoas, de uma comunidade.
O grupo Sustentabilidade abordou os pilares da sustentabilidade e a importância dos cidadãos conscientes terem a visão de justiça socioambiental e estarem dispostos a mudar o estilo de vida como o Papa Francisco sugere no Pacto Educativo Global. Os alunos ressaltaram o quanto a sustentabilidade é importante para o futuro do planeta, para a garantia da permanência e continuidade da história no planeta.
Para ver o protagonismo dos alunos do Notre Dame no Fórum, basta clicar neste link. https://www.youtube.com/watch?v=PSUx6OqGMcE
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Definições dos cookies. Ao clicar em ciente, você consente com a utilização de cookies. Para saber o que são cookies e sobre a politica de proteção de dados do site, clique aqui