Para não perder o vínculo com as tradições culturais, os alunos da Educação Infantil do Colégio Notre Dame de Lourdes vivenciaram a Semana Junina Solidária de 21 a 25 de junho, um período de atividades práticas e de construção coletiva do conhecimento que contou inclusive com cenário temático, tudo dentro dos protocolos de segurança.
O mês de junho sempre foi marcado por festas juninas espalhadas ao longo de todo o nosso país. Essa tradição vem das nossas origens europeias e se perpetua até hoje em nossa cultura. É o tempo da colheita, é a época de celebrar o renascimento da natureza e iniciar um novo ciclo de abundâncias. Também temos o olhar religioso, que destaca pela celebração de três grandes santos: Santo Antônio, São João e São Pedro, santos que dedicaram sua vida a levar fé, esperança e amor a todos que os cercavam.
Com a pandemia da Covid-19, este ano não foi possível realizar o tradicional Arraiá Solidário. Mesmo sem festa junina, a coordenação da Educação Infantil colocou em prática o projeto Multidisciplinar – Semana Junina Solidária, por entender que é nesta fase que muitas referências e memórias são criadas, contribuindo para a formação e o desenvolvimento das nossas crianças.
“O nosso fazer pedagógico precisa ser recheado de sentido, especialmente quando é construído de maneira prática e estabelecendo relações. Sendo assim, realizaremos na semana de 21 a 25 de junho, nossa “Semana Junina Solidária”, para trabalharemos valores, culturas, crenças, tradições associadas à proposta pedagógica da nossa escola, passando pelos campos de experiência e relacionando com as áreas de linguagem e as ciências humanas e da matemática”, relata a coordenadora Marina Fátima G. M. Nogarol
Também foi mantido o carisma com a arrecadação de bolo, salsicha, leite e produtos de limpeza que serão destinados à “Obra Social São Miguel”. “É muito importante refletirmos sobre quais marcas queremos deixar para nossos alunos, de que maneira queremos acessar as cognições, memórias afetivas e coração solidário de cada um”, contextualiza a professora Marina Nogarol.
No período de 21 a 24/06 foram desenvolvidas atividades diárias em sala de aula e nos espaços abertos envolvendo rotinas e propostas, montagem de atividades e momentos que passem pelos campos de experiências, enfatizando as atividades práticas e de construção coletiva do conhecimento.
Já no dia 25/06 ocorreu a manhã e tarde juninas, dia em que a escola esteve toda enfeitada com o tema, com espaço destinado para as interações. Os alunos puderam se vestir à caráter e cada turma teve o seu tempo, seguindo todos os protocolos, para participar do momento.
No local foi montado um altar com os santos juninos, houve brincadeiras juninas e também exposição das construções realizadas ao longo da semana. “Foi um momento para reforçar as relações e a nossa intenção pedagógica enquanto construção de valores culturais e religiosos das nossas crianças”, completa a coordenadora.
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Definições dos cookies. Ao clicar em ciente, você consente com a utilização de cookies. Para saber o que são cookies e sobre a politica de proteção de dados do site, clique aqui