Profissionais da educação do Colégio Notre Dame de Lourdes assistiram na última sexta-feira (23.07) a uma palestra com o psicólogo e escritor Afro Stefanini sobre Psicologia Positiva com foco nas virtudes do ser humano. A agenda fez parte da programação de educação continuada da instituição.
O psicólogo ressaltou, em sua palestra, que as virtudes hoje consistem em umas das mais profundas necessidades em termos de conhecimento e autoconhecimento e que é uma das pesquisas de ponta da psicologia positiva, que estuda o bem-estar e também as forças de caráter do ser humano, que incluem, entre outras, a sabedoria, coragem, humanidade e justiça.
Segundo Afro Stefanini, a psicologia positiva abre, neste novo século 21, a possibilidade de se compreender a virtude de uma maneira terapêutica e não apenas de maneira filosófica. “Porque, terapeuticamente falando, isso nos dá a possibilidade de que as virtudes fazem parte dos traços humanos, que não são apenas ideias e constructos sociais. Isso muda muito quando estudamos o ser humano de uma perspectiva mais holísticas”.
Neste sentido, o psicólogo ressaltou a pandemia como um dos momentos mais marcantes da humanidade e que também está oferecendo uma grande revisão das prioridades de vida, passando de uma ideia utilitarista, no qual tudo é voltada para o lucro, dando maior valor ao significado de vida.
“A partir do momento que nós compreendemos que a visão sai do mecanismo de mentalidade utilitarista e vai para uma mentalidade de significado, onde o importante é o propósito, nós preparamos os alunos para a vida. Na verdade nós preparar pessoas para aprenderem a fazer escolhas cada vez mais conscientes”.
Afro Stefanini ainda destacou os cinco pontos mais importantes na teoria do bem-estar, que ão emoções positivas; o engajamento, que é quando a pessoa se envolve em algo que o faz se sentir muito bem; o sentido ao propósito, que são pessoas que conseguem se realizar fazendo causas humanitárias; realização ou superação de desafios; e os relacionamentos positivos, que defende uma comunicação mais profunda, que priorize a qualidade e não a quantidade.
“Nós vivemos numa sociedade profundamente conectada virtualmente, mas isso não significa que estamos conectados emocionalmente”, alertou o psicólogo, reconhecendo a escola e os educadores como extremamente importantes na construção de um mundo melhor.
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Definições dos cookies. Ao clicar em ciente, você consente com a utilização de cookies. Para saber o que são cookies e sobre a politica de proteção de dados do site, clique aqui