A arte na construção da personalidade e da cultura da criança

26 de Julho 2016

A Doutora em Educação Rinalda Bezerra Carlos, professora do Departamento de Pedagogia da Universidade de Mato Grosso (Unemat), fez palestra sobre a importância da arte na grade escolar para a formação da personalidade e da cultura do sujeito para professores e colaboradores do Colégio Notre Dame de Lourdes.  Abaixo, um conversa muito interessante com a especialista.

De que maneira a arte pode contribuir para a formação da criança?

Rinalda Bezerra Carlos - Na construção do sujeito a arte tem como finalidade desenvolver a dimensão estética e ética da formação do sujeito. A expressão da arte trabalha o desenvolvimento da constituição da personalidade da criança não só dos valores, mas também da formação da construção da poética do sujeito.

E de que forma isso acontece na prática?

R.B.C. - Através da arte a gente se constitui como sujeito reflexivo, histórico, que sente, que se expressa para a gente entender a nossa sociedade. Quando a gente quer ler a sociedade, ver a expressão de um povo, primeiro você acessa a arte, porque ela conta a história do povo, e está impregnada nela os vários aspectos. Ela revela no teatro o que o povo está sentindo, o que está tocando, o que mais cantado, o que está sendo veiculado, quais as representações daquele povo em relação aquele objeto que está sendo veiculado. E através da música, da arte plástica, da poesia, do romance, você está expressando seus valores e construindo conhecimentos por meio dessa ferramenta que é a arte.

E a criança recebe bem a prática da arte na escola?

R.B.C. - A criança é arte pura, porque o que a gente discute é toda expressão vinda da criança da criança vinda da arte. Toda criança gosta de brincar de cantar. A criança expressa sua personalidade através da expressão artística. O nosso trabalho como educador é desenvolver essa sensibilidade para que essa criança não só aprenda a desenvolver a sua expressão, mas também que ela possa respeitar a expressão do outro e acessar as outras culturas. Então ela é um canal de construção de formação do sujeito quando ele está se apropriando das culturas. Ela não só constrói a cultura através da arte, mas também acessa outras culturas através da arte e é uma forma lúdica, prazerosa, onde ele desenvolve essa perspectiva.

Rinalda Bezerra Carlos é Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e graduada em Licendiatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1996). Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa Contextos Educativos da Infância, Diretora de Gestão de Licenciaturas da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação continuada e coordenação pedagógica.

 

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Definições dos cookies. Ao clicar em ciente, você consente com a utilização de cookies. Para saber o que são cookies e sobre a politica de proteção de dados do site, clique aqui