'Metodologias ativas' foi o tema da palestra de Lilian Bacich

01 de Fevereiro 2019

Lilian Cassia Bacich Martins, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP (2016), participou do último dia da semana pedagógica do Colégio Notre Dame de Lourdes com a palestra “Metodologias ativas”.

“Metodologias ativas  são formas de conduzirmos as aulas deixando o aluno mais protagonista, desenvolvendo a autonomia desse aluno, modificando o olhar para o processo de ensino e aprendizagem”, explicou a especialista.

Segundo Lilian Bacich, trata-se de um processo que deixa de ser só transmissivo, mas também mobiliza o aluno para que ele aprenda fazendo, desenvolvendo, discutindo. “E, além disso, quando a agente trabalha com metodologias ativas a gente está olhando para os valores como colaboração, empatia, o respeito”, pontou, observando que numa escola religiosa como o Notre Dame com certeza as metodologias ativas fazem parte da pauta de discussão e de trabalho dos professores.

Há bastante tempo, ressalta Lilian Bacich, já se vê esse jeito de modificar a forma de condução das aulas. “Mas, ultimamente, quando a gente começou olhar para a base nacional curricular, esse modelo vem com uma necessidade de mudar o jeito de fazer e os alunos, de uma maneira geral, se sentem mais motivados, porque a aula parece que passa mais rápido, a aula é mais divertida, ele consegue se envolver e trabalhar com os colegas e com o professor”.

Neste processo, acrescenta a especialista, as escolas estão passando a usar bastante as tecnologias digitais, que não servem apenas para redes sociais, mas também para aprender.

Lilian Bacich é Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP (2016), Mestre em Educação em Psicologia da Educação pela PUC/SP (2008), graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990) e em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2000), com especialização em orientação, administração e supervisão escolar.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino de Ciências e Biologia. Experiência na graduação e na pós-graduação em disciplinas relacionadas à Psicologia da Educação e ao uso das Tecnologias digitais na educação. É coordenadora de pós-graduação no Instituto Singularidades.

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Definições dos cookies. Ao clicar em ciente, você consente com a utilização de cookies. Para saber o que são cookies e sobre a politica de proteção de dados do site, clique aqui